Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
ASSINATURA DE PROTOCOLO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no dia 24 de janeiro marcou presença na assinatura do protocolo entre a rede ex aequo, Opus Gay e a Vice-Presidência do Governo Regional, no Salão Nobre do Palácio da Vice-Presidência do Governo Regional.

A assinatura deste documento entre duas associações portuguesas de defesa dos direitos das pessoas LGBTI e a Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira permitirá que, as partes envolvidas, se comprometam a trabalhar as questões LGBTI na Região, criando assim uma maior consciência para as questões de género e de orientação sexual no sentido de incluir as minorias sexuais. Segundo o Conselho de Governo, a Opus Gay e a rede ex aequo têm desempenhado um papel preponderante no desenvolvimento social e no apoio psicológico e social permitindo evitar situações de discriminação.

A Fundação, enquanto elemento parceiro destas duas associações LGBTI e, estando por dois anos consecutivos na organização do Funchal Pride, manifesta o seu agrado e congratula-se por esta iniciativa, pois permitirá reivindicar a não discriminação, combater o preconceito/estigma, a homofobia e a transfobia ainda patentes em alguns setores da nossa sociedade. Acreditamos que mediante um trabalho articulado, com diversas entidades envolvidas, será possível desenvolver e implementar estratégias e ações de intervenção a nível científico, social, cultural e/ou político referentes a esta temática. Neste sentido, a Fundação continua de portas abertas, manifestando interesse em projetos futuros sobre as questões LGBTI.

Assinatura de Protocolo 2019 - 1Assinatura de Protocolo 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura de Protocolo 2019 - 3Assinatura de Protocolo 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
CONFERÊNCIA "INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no dia 18 de janeiro marcou presença na conferência sobre "Infância e Desenvolvimento: Desafios à Intervenção Psicológica e Articulação entre Serviços", no Auditório do Colégio dos Jesuítas, Funchal.

Este evento organizado pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses pretendeu estimular a reflexão sobre os principais desafios que se colocam à intervenção nesta fase do desenvolvimento e à articulação entre os vários serviços e setores que servem esta população e, deste modo, oferecer um contributo para a discussão e otimização desta mesma articulação em prol de uma prática cada vez mais colaborativa e eficiente junto da comunidade.

Nesta iniciativa, que contou com cerca de 160 participantes, foram abordados diversos temas sendo eles: Perspetiva sobre desenvolvimento na infância e inclusão social; Intervenção precoce e neurodesenvolvimento; Intervenção psicofarmacológica com crianças e jovens; Comportamentos problema: entre a (in)visibilidade e a disrupção; e Perspetivas intersetoriais sobre a intervenção na infância. Neste sentido, foram debatidas perspetivas estratégicas para a promoção do desenvolvimento na infância, a partir da experiência profissional em áreas como a saúde, a educação, a social e a comunitária.

Foi concluído com esta conferência que no âmbito de cada sector e dentro do mesmo, seja da educação, saúde, área social e comunitária é importante, cada vez mais, desenvolver estratégias específicas, focadas com base científica, para dar resposta às necessidades que existem e garantir condições para que os/as técnicos/as e os/as profissionais de saúde que, trabalham nas fases de desenvolvimento das crianças, possam garantir uma boa intervenção. Ainda urge a importância de existir uma articulação e organização para a optimização dos serviços para que este seja mais eficaz.

"Importa não esquecer que a intervenção precoce é principalmente uma organização de serviços e recursos com uma dimensão pluridisciplinar. Sem estruturas de saúde bem organizadas e capazes de realizar um despiste precoce e uma monitorização da saúde das crianças, sem redes de suporte social, sem assegurar um trabalho com as famílias, sem uma rede de apoio na comunidade e sem um sistema educativo capaz de intervir eficazmente de uma forma muito flexível e diferenciada, a IP permanecerá "letra morta"". (Joaquim Bairrão, 2003).

Conferência Infância e Desenvolvimento 2019 - 1

Conferência Infância e Desenvolvimento 2019 - 2Conferência Infância e Desenvolvimento 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conferência Infância e Desenvolvimento 2019 - 4Conferência Infância e Desenvolvimento 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 
SEMINÁRIO

Seminário - Radicalização em Contexto Prisional Português Estratégias de Prevenção Avaliação e Intervenção

 
SEMINÁRIO "NASCER... CRESCER... E SER FELIZ!"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), nos dias 16 e 17 de janeiro esteve presente no Seminário "Nascer... Crescer... e Ser Feliz!", organizado pela Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira, na Sala do Senado do Campus da Penteada.

Este evento teve como principal objetivo valorizar o contributo das várias áreas da saúde e promover o potencial individual de cada ser humano de forma a tornar-se participativo na sociedade e de forma a cumprir com o seu projeto de vida.

Foram abordados diversos temas ao longo dos dois dias de seminário. No primeiro dia, foram abordados temas como: a saúde mental; a orientação sexual; a identidade de género; sexualidade e novos desafios, entre outros. No segundo dia, foram apresentados temas como: espiritualidade; saúde mental na primeira infância; integração sensorial, entre outros (é ser possível consultar os temas abordados em seminário com mais pormenor através do programa).

Foi concluído neste seminário que a saúde e a educação devem ter uma intervenção conjunta, para que exista uma prevenção mais adequada e com melhores resultados. Como referiu um dos oradores "sozinhos somos pétalas, unidos somos rosas". Concluiu-se, igualmente, que tal ação só é possível com equipas multidisciplinares e transdisciplinares de técnicos superiores, profissionais e auxiliares com formação especializada.

"Não basta saber, é preciso aplicar,
Não basta querer, é preciso fazer". (Goethe)

Seminário Nascer Crescer e Ser Feliz - 1Seminário Nascer Crescer e Ser Feliz - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário Nascer Crescer e Ser Feliz - 3Seminário Nascer Crescer e Ser Feliz - 4

 

 

 

 

 

 

 

Seminário Nascer Crescer e Ser Feliz - 5Seminário Nascer Crescer e Ser Feliz - 6

 

 

 

 

 

 

 

 
WORKSHOP DE TUI - CAOJ DA BEIRA ALTA

Decorreu uma sessão de workshop de Teatro Universitário de Intervenção (TUI), no passado dia 8 de janeiro, das 14h às 18h, na ESTH, em Seia.

Foi um workshop muito dinâmico em que os professores de teatro, José Baptista e Francisco Poppe, utilizaram várias técnicas de abordagem ao trabalho da expressão corporal e da expressão verbal como formas de comunicação privilegiadas no teatro de intervenção.

Já foi escolhida uma mini peça que aborda temáticas como a igualdade de género, maternidade e paternidade responsáveis, o despovoamento no interior, a velhice e a cidadania ativa.

Foram agendados novos encontros (16 e 26 de fevereiro), de modo a esta peça ser ensaiada antes das atuações junto do público, que deverão acontecer a partir de abril.

Workshop de TUI  Baira Alta 2019

 
OBSERVATÓRIO REGIONAL DE SAÚDE MENTAL DA RAM

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) marcou presença no dia 15 de janeiro na assinatura do protocolo de cooperação entre a Universidade da Madeira (UMa) e a Secretaria Regional da Saúde para a implementação do Observatório Regional de Saúde Mental da Região Autónoma da Madeira (RAM), no Edifício da Reitoria da UMa, Funchal.

Este protocolo, válido para o triénio 2019/2021, pretende “contribuir para o estudo continuado da evolução ocorrida em matéria de saúde mental a nível regional, visando a melhor adequação das políticas, estratégias e linhas de atuação definidas para a área e para o intercâmbio de saberes e experiências inovadoras e boas práticas entre a Universidade da Madeira, através da Escola Superior de Saúde, e a comunidade regional, bem como outras universidades/institutos politécnicos/escolas de saúde e com outras regiões", segundo um comunicado da Universidade.

Neste sentido, com este Observatório, a RAM pretende contribuir para o estudo continuado da evolução da saúde mental e ainda adequar as suas estratégias definidas para esta área o que vai permitir conhecer melhor a doença e melhorar a forma de tratamento. Segundo o Dr. Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde "esta ideia lançada pelo professor, Daniel Neto, é mais um instrumento de grande importância para acompanhar e monitorizar todo o processo do novo plano de saúde mental que em breve será anunciado."

"Sem saúde mental não há saúde".

Observatório Regional de Saúde Mental da RAM 2019 - 1Observatório Regional de Saúde Mental da RAM 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Observatório Regional de Saúde Mental da RAM 2019 - 3

 
AÇÃO DE ESCLARECIMENTO E SENSIBILIZAÇÃO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) através da parceria com a Academia Sénior da Casa do Povo da Camacha realizou, no dia 10 de janeiro, uma ação de esclarecimento que sensibilizou a população com mais idade, com idade superior/igual a 50 anos, para a prevenção da infeção por VIH/SIDA.

Esta iniciativa inserida no Projeto "Prevenção não tem idade" contou com a presença da Drª Rubina Leal, membro honorária da FPCCSIDA e nossa convidada especial, que abordou a sexualidade nas pessoas com mais idade, nomeadamente, o preconceito/estigma social ainda existente bem como as razões para o risco de infeção por VIH/SIDA nesta faixa etária.

Quem assistiu demonstrou interesse, participação e escuta ativa estando envolvidos/as pela temática no qual foi possível exporem as suas histórias, dúvidas e inseguranças naturais em qualquer idade. Conseguiram compreender que a sexualidade é uma parte integrante da personalidade que se desenvolve, tal como outras características, ao longo da vida. É uma forma de prazer, de comunicação, de relação e de bem-estar onde a ternura, carinho, energia e afeto são alguns dos ingredientes principais. Ainda, ficou a informação/conhecimento de que qualquer pessoa, independente da idade, género, etnia e estatuto social, se manifestar comportamentos de risco coloca em causa a sua saúde e, consequentemente, a sua sexualidade.

Ação de Esclarecimento CAOJ Madeira 2019 - 1Ação de Esclarecimento CAOJ Madeira 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Esclarecimento CAOJ Madeira 2019 - 3

 
CHRISTMAS PARTY 2018

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) organizou uma festa intitulada de "Christmas Party" no dia 21 de dezembro, nas instalações da Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA.

Esta iniciativa apresentou uma tarde de cinema, cheia de surpresas para os mais novos da comunidade local onde pretendeu promover um momento lúdico-pedagógico de forma a assinalar as celebrações natalícias. A população destinatária do evento foram crianças, com idades compreendidas entre os 7 aos 12 anos, afetas a um anterior projeto da Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA - "A Brincar, a Brincar... Aprende-se".

Para as crianças presentes foi um momento especial que preencheu a Equipa da Delegação de orgulho pois acreditamos que: "O que fazemos é uma gota no meio do oceano mas sem ela o oceano seria menor" (Madre Teresa de Calcutá). Estas foram presenteadas com um miminho de Natal, bem como com um ingresso para irem ao Circo.

Agradecemos aos encarregados de educação por confiarem em nós e permitirem que conseguíssemos proporcionar um momento divertido de Natal.

Um agradecimento especial às entidades parceiras, nomeadamente, à Drª Rubina Leal pelo apoio, carinho e atenção dedicado às nossas crianças.

Christmas Party - 1

Christmas Party - 2Christmas Party - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Christmas Party - 4Christmas Party - 5

 

 

 

 

 

 

 

Christmas Party - 6Christmas Party - 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Christmas Party - 8Christmas Party - 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Seguinte > Final >>

Pág. 13 de 192