Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
RUTURA DE STOCK DE MEDICAMENTOS IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"

 
BALANÇO DO "CAFÉ PARA PAIS" - CAOJ DE LISBOA

No dia 27 de abril de 2016, das 18h às 20h, o CAOJ de Lisboa, acompanhado pela sua coordenadora cientifica,a Professora Doutora Isabel Chagas, e a direção da Escola Básica 2, 3 Professor Noronha Feio, em Queijas (concelho de Oeiras, distrito de Lisboa), representada pela professora Elisabete Sousa, realizou na Biblioteca da escola um "Café para Pais" aberto, sobretudo, aos encarregados de educação (pais, mães, avós, etc.) dos alunos das turmas A, C e D do 7º Ano - turmas e escola pela primeira vez intervencionadas pelo CAOJ de Lisboa, no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares.

Numa biblioteca cheia de flores (ação escolar alusiva ao dia da mãe) e perfumada pelo aroma do café e dos bolinhos que a escola ofereceu e num saudável convívio de pais, mães, diretores das turmas envolvidas, responsável pela biblioteca, representantes da associação de encarregados de educação/pais e coordenadora do PES da escola (professora Cândida Silva), o CAOJ de Lisboa apresentou o projeto de Sexualidade e Prevenção do VIH/SIDA que começou a dinamizar em março deste ano na escola, esclarecendo dúvidas, apresentando materiais (por exemplo, a linda caixa de dúvidas do 7º C, cartões, role plays, etc.) e até desafiando os presentes a participarem em dinâmicas exemplificativas das sessões do CAOJ na sala de aula - a "Teia Azul" construída quebrou o gelo e selou a responsabilidade de todos na educação dos jovens.

Um fim de tarde muito interessante, participativo e motivador, inspirador de novos cafés numa escola viva, atenta às necessidades dos adolescentes e dos seus familiares e igualmente aberta a projetos originais como é o caso do Projeto de Sexualidade do PNEP da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a SIDA".

O CAOJ de Lisboa agradece o apoio da escola, a presença e conta com TODOS para desafiarem os restantes encarregados de educação/pais a participarem neste tipo de iniciativas de diálogo e partilha.

Café Para Pais 2016 - CAOJ Lisboa 1Café Para Pais 2016 - CAOJ Lisboa 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Café Para Pais 2016 - CAOJ Lisboa 3Café Para Pais 2016 - CAOJ Lisboa 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Café Para Pais 2016 - CAOJ Lisboa 5Café Para Pais 2016 - CAOJ Lisboa 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
FPCCSIDA NA APRESENTAÇÃO DO PROJETO "FALAR CLARO"
A 14 de abril de 2016, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" esteve presente, como parceira convidada, na apresentação do projeto "Falar Claro", na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa.
 
Uma iniciativa original com a exibição de um vídeo de entrevistas a jovens universitários sobre várias questões (quando bebeu álcool pela 1ª vez, qual o ritmo de consumo, qual a idade para permissão legal, tipo de consumo, só ou acompanhado, qual o grau de envolvimento dos pais e diferença entre consumo moderado e excessivo).
 
Vídeo deveras interessante e muito motivador para a continuação/aperfeiçoamento das estratégias de informação e prevenção junto dos jovens, as quais são objecto de dinamização pelos CAOJ da Fundação nas escolas do país, em parceria com o Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS).
 
Em seguida, descreveu-se o projeto "Falar Claro", materializado num panfleto que apela ao diálogo intergeracional Pais e Filhos, e procedeu-se à assinatura de protocolos entre a Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja, a CONFAP e o FNAS, presenciado pelas cerca de 30 instituições presentes.
 
Falar Claro 1
 
Falar Claro 2Falar Claro 3
 
Falar Claro 4Falar Claro 5
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Falar Claro 6Falar Claro 7
 
"CAFÉ PARA PAIS" - CAOJ DE LISBOA
No dia 27 de abril de 2016, às 18h, a Escola Básica Professor Noronha Feio, no concelho de Oeiras, irá reunir encarregados de educação, pais e avós de alunos das três turmas de sétimo ano que iniciaram neste ano letivo (março de 2016) o Projeto Sexualidade e Prevenção do VIH/SIDA, no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), pelo CAOJ de Lisboa da FPCCSIDA.
 
Outros estarão presentes como professores e representantes da direção da escola, a coordenadora-geral do PES do Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas, a coordenadora do PES da escola anfitriã, a Associação de Pais e representantes da Junta de Freguesia de Queijas e do Centro de Saúde local.
 
Será uma conversa animada pelo cheirinho do café e pelos sabores dos bolinhos oferecidos pela escola.
Café Para Pais 2016 - CAOJ Lisboa
 
"PROJETO JANELAS" - CAOJ DO PORTO

"Projeto Janelas" desenvolvido pelo CAOJ do Porto da FPCCSIDA com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Projeto Janelas 2016 - 1

Projeto Janelas 2016 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Janelas 2016 - 3

Projeto Janelas 2016 - 4

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Janelas 2016 - 5

Projeto Janelas 2016 - 6

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Janelas 2016 - 7

Projeto Janelas 2016 - 8

 
PRESERVAR A SUA RELAÇÃO, É PRESERVAR A SUA VIDA

 
I SOLIDARTE - CAOJ DO PORTO

I Solidarte - Cartaz

I Solidarte - Folheto 1

I Solidarte - Folheto 2

 
AÇÃO (IN)FORMATIVA NO ÂMBITO DO PROJETO "SER FAMÍLIA"

No passado dia 13 de abril decorreu na Delegação Madeira da FPCCSIDA, uma ação (in)formativa no âmbito do projeto "Ser Família", cuja entidade promotora foi a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, destinada a técnicos da área social.

Esta ação teve como principal objetivo dotar e sensibilizar os técnicos para os comportamentos de risco associados ao VIH/SIDA, bem como explanar os objetivos, missão e estrutura da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA".

 
<< Início < Anterior 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 Seguinte > Final >>

Pág. 117 de 220