Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
HIV Glasgow Drug Therapy Congress - 2 - 6 November 2014, UK

O próximo HIV Glasgow Drug Therapy Congress terá lugar entre 2 e 6 de novembro de 2014, em Glasgow, Reino Unido. Este congresso tem como principal objetivo proporcionar um programa científico relevante e significativo, capaz de refletir os recentes progressos  na pesquisa e tratamento da infeção VIH.

Aceda aqui ao site do congresso e ao folheto de divulgação.

Glasgowmeeting

 
ONUSIDA - RELATÓRIO GLOBAL DE 2013

No dia 23 de setembro, a ONUSIDA divulgou, em Genebra, o Relatório Global sobre a epidemia da Sida. Segundo este novo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o VIH/Sida, na última década houve avanços significativos para a consecução dos objetivos relacionados com o VIH para 2015, designadamente a diminuição de novas infeções entre as crianças e no caso de adultos e crianças em conjunto. Também as mortes relacionadas com a Sida dimininuiram, comparativamente com os valores máximos registados em 2005, devido a expansão do tratamento antiretrovírico.

Para além dos novos dados estatísticos mundiais, o Relatório mostra o progresso alcançado em relação aos objetivos específicos estabelecidos pelos Estados Membros das Nações Unidas na Declaração Politica sobre o VIH/Sida de 2011, como são a garantia do respeito pelos direitos humanos, o acesso a serviços de saúde para pessoas expostas a maior risco de infeção pelo VIH, como são os utilizadores de drogas injetáveis e o combate à violência de género, um fator chave na vulnerabilidade ao VIH.

Problemas como a desigualdade de género e as ações de discriminação dificultam as respostas ao VIH. Por isso, torna-se necessário aumentar os esforços para enfrentar estes desafios e melhorar os serviços de prevenção, apoio e tratamento para as pessoas que mais necessitam.

relatório global 2013

 
Projeto "Menino ou Menina" anima as praias do Funchal

A Delegação Madeira da Fundação Portuguesa " A Comunidade Contra a Sida" desenvolveu durante o mês de Agosto, nas praias do Funchal, o projeto " Menina ou Menino", com o objetivo principal de promoção de estilos de vida saudáveis. Realizaram-se diversas atividades de natureza lúdico-pedagógica destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos que participaram ativamente na iniciativa.
O projeto contou com a colaboração de alguns voluntários e com o apoio da empresa " Frente Mar", o que muito contribuíu para o seu sucesso.

MeninoMenina1

Meninomenina2

Meninomenina3

Meninomenina4

 
Projeto ABBA - Delegação da Madeira
A Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", à semelhança dos anos transatos, tem vindo desde o início do mês de Julho a realizar o projeto “A Brincar a Brincar….Aprende-se!”, destinado às crianças dos 6 aos 12 anos do complexo habitacional de Santo Amaro.
O ABBA tem como objetivo principal proporcionar a todas as crianças umas férias divertidas, promovendo estilos de vida saudáveis e realizando atividades lúdicas e pedagógicas. Através de dinâmicas de grupo as crianças desenvolvem várias capacidades, em interação com os pares e monitores do projeto.
Esta iniciativa engloba uma panóplia de atividades, desde as internas que incluem pintura, teatro, trabalhos manuais, dança, desportos, até às externas, como as caminhadas, visitas de estudo e praia.
Para a concretização do programa convidámos algumas entidades externas: a PSP Madeira para abordar a segurança rodoviária; a Cruz Vermelha Portuguesa para transmitir algumas noções de socorrismo e cuidados a ter em situações de emergência.
Este projeto, que terá a duração de dois meses, integra vários monitores e voluntários. Conta também com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, do Banco Alimentar da Madeira e da seguradora “GRIS Seguros”.
Até ao momento, o ABBA tem sido um sucesso. Perante a alegria e empenho das crianças nas atividades, verificamos que o projeto é rico na diversão, no conhecimento, na partilha e no desenvolvimento de competências.
 
  ProjetoABBA.Madeira
 
 
Campanha de prevenção do VIH/SIDA - Parceria com a ESAD

Dois cartazes da Campanha Nacional de Prevenção do VIH/SIDA de 2013, promovida pela Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" em parceria com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos, foram recentemente publicados na imprensa.

O design da Campanha foi realizado por estudantes finalistas do Curso de Mestrado em Comunicação da ESAD, na unidade curricular de Projeto, sob a supervisão da Prof.ª Doutora Margarida Azevedo, Coordenadora do Curso e da Prof.ª Doutora Susana Fernando. 

A campanha visa estimular a vivência de uma sexualidade saudável e segura e promover a não discriminação das pessoas que vivem com o VIH.

filipe fernandes ESAD
 
Cartaz desenhado por Filipe Fernandes da ESAD
Publicado na Revista Prevenir 
junho de 2013
 
ana pimentel ESAD
Cartaz desenhado por Ana Pimentel da ESAD
publicado na Revista do Jornal Expresso
15 de junho de 2013
 
Campanha de prevenção do VIH/SIDA com a ESAD

A Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos, parceira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" desde 2011, assinou o design de 10 cartazes da Campanha Nacional de Prevenção do VIH/SIDA 2013. 

A conceção da campanha esteve a cargo da Profª Doutora Margarida Azevedo, Coordenadora do Curso de Mestrado em Comunicação, da ProfªDoutora Susana Fernando e dos alunos finalistas do referido curso, na unidade curricular de Projeto.

A campanha tem como objetivos estimular a vivência de uma sexualidade saudável e segura e promover a não discriminação das pessoas que vivem com o VIH.

 

 
Campanha de prevenção com a DELTA Cafés

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" voltou a associar-se  à Delta Cafés para o lançamento de mais uma Campanha Nacional de Prevenção da Infeção VIH/SIDA.

Desta vez, a Campanha foi dinamizada pela Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto da Delegação da Região Norte da Fundação que, para o efeito, selecionou diversos trabalhos realizados no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares por jovens de Lares de Acolhimento de Menores em Risco.

A coleção é composta por 12 saquetas de açúcar, com mensagens sobre as vias de transmissão e formas de prevenção do VIH/SIDA, assim como de incentivo à realização do teste de diagnóstico do VIH.

A Fundação congratula-se com mais esta iniciativa nacional com a Delta Cafés e agradece publicamente a sensibilidade e resposabilidade social que a empresa tem evidenciado.

SaquetasFinais - Digitalizadas

 Fotosaquetas1

Fotosaquetasfoto2

Fotosaquetas3

 
Fundação participou na I feira social do Município de coimbra

FeiraSocialA Delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" participou na I Feira Social do Município de Coimbra, nos dias 20 a 22 de junho. A I Feira Social realizou-se no parque Dr. Manuel Braga, junto ao Coreto, e teve como principal objetivo "a divulgação e sensibilização dos munícipes para o trabalho desenvolvido pelas instituições da área social no concelho de Coimbra".

A Fundação esteve presente com um expositor, onde divulgou as atividades da Delegação e do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra. Foram distribuídos folhetos e publicações sobre o VIH/Sida, material de campanhas de prevenção, para além de preservativos masculinos e femininos. Às crianças foram distribuídos lápis, réguas, laços e pulseiras sobre prevenção de comportamentos de risco e apresentado um filme de animação sobre bullying, realizado pelo CAOJ de Coimbra e estudantes do 6º ano da Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel.

No stand da Fundação foram mostrados alguns trabalhos artísticos criados por estudantes das escolas de Coimbra, parceiras do Projeto Nacional de Educação pelos Pares, para a exposição "A Brincar também se aprende" realizada no Hospital Pediátrico de Coimbra sobre "VIH/Sida e não discriminação".

Durante a Feira decorreu ainda o III Encontro Intergeracional com atividades culturais, recreativas, desportivas e um almoço de convívio.

FS2

FS3  FS7 
 FS5  FS4
 FS8

FS11

 
<< Início < Anterior 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 Seguinte > Final >>

Pág. 116 de 190