Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 05.12.2019 - 07.12.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ da Beira Alta
  • 09.12.2018 - 09.12.2018
    • Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto
  • 30.11.2018 - 30.11.2018
    • Debate "A infeção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade"
  • 05.11.2018 - 09.11.2018
    • Formação Científica e Pedagógica - CAOJ de Lisboa
  • 02.11.2018 - 02.11.2018
    • Gala Solidária '18

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
FEIRA DA SAÚDE E DO VOLUNTARIADO

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), a convite da Académica da Madeira, marcou presença no dia 10 de dezembro, na Feira da Saúde e do Voluntariado, no Campus da Penteada da Universidade da Madeira.

Esta iniciativa, para além de assinalar o 27° aniversário da Académica da Madeira, deteve como objetivo primordial o de informar, sensibilizar e consciencializar a população académica da Universidade da Madeira (UMa), em especial os/as estudantes universitários/as, para a prática do voluntariado e, concomitantemente, a responsabilidade social existente em cada um de nós enquanto cidadãos/ãs.

O voluntariado constitui o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizado de forma desinteressada no âmbito de projetos ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar da população enfatizando valores como o altruísmo, a dádiva e a caridade.

Para a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA foi mais uma oportunidade de demonstrar e abordar os projetos/intervenções, até ao momento realizados, junto da comunidade madeirense e estudantil e, assim, angariar mais voluntários/as que se associem à nossa causa.

Feira da Saúde e do Voluntariado 2018 - 1Feira da Saúde e do Voluntariado 2018 - 2

 

 

 

 

 

 

 

Feira da Saúde e do Voluntariado 2018 - 3Feira da Saúde e do Voluntariado 2018 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Feira da Saúde e do Voluntariado 2018 - 5

Feira da Saúde e do Voluntariado 2018 - 6

 
TEMPO DE PARTILHAR

Apelamos à vossa participação em partilhar a imagem que está no site, abixo mencionado, para conseguirmos alcançar o maior número de horas disponíveis para os nossos projetos.

O site estará ativo, para partilhas, até ao dia 25 de dezembro, inclusive.

O site já se encontra disponível: https://www.tempodepartilhar.pt/

Tempo de Partilhar

 
DEBATE "EM PÉ DE IGUALDADE"

No dia 6 de dezembro de 2018, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) do Porto, organizou e promoveu, em parceria com a Escola Secundária Carolina Michaelis, o Debate "Em Pé de Igualdade", inserido na Quinzena de Ativismo Pela Igualdade de Género, no âmbito dos Projetos Erasmus+ e Unesco.

Este foi um espaço de partilha de dados científicos e testemunhos pessoais e profissionais, promovendo o debate e reflexão em torno do tema da Igualdade de Género.

Alunos/as, professores/as e profissionais de várias áreas enriqueceram esta manhã, debatendo os vários pontos de vista e experiências, alertando e despertando a atenção e sensibilizando para questões de género e igualdade de oportunidades.

Em Pé de Igualdade - 1Em Pé de Igualdade - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 3Em Pé de Igualdade - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 5Em Pé de Igualdade - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 7Em Pé de Igualdade - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 9

Em Pé de Igualdade - 10Em Pé de Igualdade - 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 12Em Pé de Igualdade - 13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 14Em Pé de Igualdade - 15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 16Em Pé de Igualdade - 17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 18Em Pé de Igualdade - 19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 20Em Pé de Igualdade - 21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 22Em Pé de Igualdade - 23

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 25Em Pé de Igualdade - 26

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Pé de Igualdade - 27Em Pé de Igualdade - 28

 

 

 

 

 

 

 

 

 
À CONVERSA SOBRE... 35 ANOS DE VIH

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) no dia 6 de dezembro, a convite da Associação Abraço - Delegação Funchal, fez-se representar, no evento "À Conversa Sobre...35 Anos de VIH", no La Vie Funchal Shopping Center.

Esta iniciativa pretendeu assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e sublinhar a existência desta problemática, abrir espaço para discussão e debate, criar uma oportunidade de consciencializar e sensibilizar a comunidade madeirense acerca da epidemia do VIH/SIDA: terapêutica, estigma, preconceito e sexualidade.

Segundo o Secretário Regional da Saúde, Drº Pedro Ramos, que esteve presente: “É preciso fazer o teste. Se as pessoas fizerem o teste, iremos, certamente, diagnosticar mais casos, mas os casos diagnosticados podem ser acompanhados de uma forma diferente”, disse, adiantando que essa situação não pode ser uma incógnita, nem para o/a doente nem para os/as profissionais de saúde. “Se todos nós desempenharmos o nosso papel, podemos controlar muito melhor a situação”, vincou, garantindo, da parte do Governo Regional, um “constante investimento para acompanhar esta enfermidade”. O governante transmitiu ainda, que as organizações têm sido fundamentais na promoção de oportunidades para que o/a doente faça o diagnóstico, contribuindo, dessa forma, para o tratamento precoce de pessoas infetadas pelo vírus.

A Abraço garante que irá continuar numa luta diária e constante contra novos casos de infeção de VIH/SIDA, contra a discriminação e preconceito em torno desta problemática, apostando nas únicas armas de combate a esta epidemia: a informação e a prevenção.

À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - Programa

À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 1À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 3À Conversa Sobre 35 Anos de VIH - 4

 

 

 

 

 

 
VOTO DE SAUDAÇÃO

No dia 28 de novembro, foi aprovada por unanimidade em reunião plenária da Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de saudação à organização do Funchal Pride 2018 pela jornada de luta contra a discriminação. A proposta foi apresentada pelo Bloco de Esquerda/Madeira, poucos dias após a realização do evento, que contou com um Ciclo de Conferências, no dia 5 de outubro, e a Marcha e Arraial, no dia seguinte, sob o mote "Transpor Preconceitos".

A comissão organizadora, composta pela ABRAÇO, Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), Núcleo da Amnistia Internacional do Funchal, rede ex aequo, UMAR, Opus Gay e Mad le's Femme, demonstrou o seu apreço por este voto, salientando que "o trabalho em prol da luta por direitos e oportunidades, sem qualquer tipo de discriminação, é feito diariamente, no anonimato de cada associação/instituição representada".

O Funchal Pride é o culminar anual de uma longa jornada que vem sendo realizada há muito tempo e que contamos concretizar todos os anos, sempre na defesa da liberdade, da igualdade e da justiça para toda a comunidade LGBTI+ que reside na Região Autónoma da Madeira.

Voto de Saudação

 
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA - CAOJ DE COIMBRA

De modo a assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - 1 de dezembro, data escolhida para que todos e todas possam reflectir sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e a discriminação de que são alvo as pessoas portadoras desta síndrome, lançou-se um desafio às e aos alunos/as dos 7º e 8º anos das Escolas de Coimbra, onde o Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) está a ser desenvolvido, no sentido de escreverem frases de sensibilização e não discriminação de pessoas portadoras do VIH, mas em linguagem de emojis.

O desafio foi muito bem aceite e as suas mensagens foram afixadas em diversos espaços nas respectivas escolas de modo a sensibilizar toda a comunidade educativa para esta problemática.

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 1

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 2

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 3

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 4Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA) e os Hospitais da Universidade de Coimbra, assinalaram, pelo quarto ano consecutivo, o Dia Mundial da Luta contra a SIDA, com a colocação do laço vermelho, símbolo da efeméride, junto à entrada principal do Hospital Central.

Com esta iniciativa, pretende-se alertar toda a comunidade que frequenta e visita este hospital para a problemática do VIH/SIDA, de modo que, ao ver este objeto, as pessoas possam refletir sobre esta realidade.

 Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 6

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA 2018 CAOJ de Coimbra - 7

 
LANCHE DOS AFETOS 2018 - CAOJ DO PORTO

Lanche dos Afetos 2018 - CAOJ do Porto

 
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO - MADEIRA

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntário o Presidente do Governo Regional da Madeira, Drº Miguel Albuquerque, convidou os/as voluntários/as e instituições para um cocktail na Quinta Vigia, no dia 4 de dezembro, ao qual a Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) marcou presença.

Esta iniciativa pretendeu homenagear e reconhecer o trabalho de todos/as os/as voluntários/as de todas as instituições da Região.

Para a Delegação Regional da Madeira da FPCCSIDA foi mais uma oportunidade de agradecer a disponibilidade dos/as nossos/as voluntários/as pelo trabalho, motivação e empenho demonstrado ao longo do tempo, pelas atividades que realizaram (quer pontuais, quer contínuas), em regime de voluntariado. Todas foram relevantes para que esta Delegação podesse alcançar os seus objetivos, junto da população-alvo

"Voluntários não são pagos não porque não tenham valor, mas porque são impagáveis" (Sherry Anderson)

Dia Internacional do Voluntário 2018 Madeira - 1

Dia Internacional do Voluntário 2018 Madeira - 2Dia Internacional do Voluntário 2018 Madeira - 3

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 171