Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Eventos

  • 15.12.2019 - 15.12.2019
    • Formação Intrafamiliar 2019 - CAOJ do Porto
  • 20.11.2019 - 20.11.2019
    • X Jornadas Nacionais de Educação Pelos Pares
  • 16.11.2019 - 23.11.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Coimbra
  • 23.10.2019 - 30.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Setúbal
  • 21.10.2019 - 28.10.2019
    • Formação Científica e Pedagógica 2019 - CAOJ de Lisboa

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
#FIQUEEMCASA

Fiqueemcasa

 
PROGRAMA INÉDITO EM PORTUGAL

Rui Moreira 2020

A Câmara do Porto, em conjunto com uma série de outras instituições locais e regionais, anunciou hoje um programa inédito em Portugal, de rastreio sistemático da população idosa e residente em instituições públicas e privadas, bem como aos trabalhadores que se encontram a cuidar destes cidadãos particularmente vulneráveis nesta crise.

A ideia desta grande operação partiu do Município e contou com o pronto apoio do Hospital de São João e dos dois Agrupamentos de Centros de Saúde da cidade. Um apoio entusiástico, clinica e cientificamente validado pela competente equipa de clínicos que existe na cidade. O projeto foi também validado e articulado com o Centro Hospitalar Universitário do Porto, que inclui o Hospital de Santo António, com quem temos mantido uma especial relação de proximidade e colaboração. Sem querer passar por cima de ninguém e das muitas pessoas que se disponibilizaram já individualmente neste processo e para ele contribuíram, deixar de dar um cumprimento especial ao Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, o Dr. Fernando Araújo, pela resposta e entusiasmo colocado neste projeto.

O desenvolvimento desta operação, que estará a ser posta no terreno já a partir de amanhã para que em pouco mais de uma semana esteja realizado o rastreio, implica a montagem de unidades de cuidados continuados na Pousada da Juventude e no SuperBock Arena / Pavilhão Rosa Mota para onde serão transferidos todos os idosos que não acusem a presença de Covid19 nas análises que serão feitas. E aí serão mantidos e acompanhados enquanto durar a crise.

Os restantes, infetados, estarão devidamente identificados e enviados por isso ao cuidado das autoridades de saúde pública que lhe darão o encaminhamento clínico que entendam adequado.
O projeto conta com o inestimável e pronto apoio do Exército Português, que de imediato respondeu ao nosso pedido para a montagem de 300 camas no Pavilhão que a cidade recentemente reabilitou através de uma concessão. E aqui, quero agradecer a esse concessionário privado que, desde o primeiro momento desta crise nos disponibilizou o que precisássemos para atacar a doença. O mesmo agradecimento deixo à Pousada da Juventude, que estendo a tantos empresários, particulares, cadeias e proprietários de hotéis e alojamento local que tanto nos têm ajudado nesta crise, silenciosamente e em muitos outras ações que temos desenvolvido em colaborações com os hospitais da cidade.

O transporte será assegurado pelos meios próprios dos lares e residências coletivas quando hajam e sejam seguros e pelo Batalhão de Sapadores de Bombeiros do Porto, que são funcionários municipais e a quem deixo desde já uma palavra pela sua bravura e competência.
Assim, todos os cidadãos idosos a residir em lares ou residências coletivas na cidade do Porto, sejam públicos ou privados, vão ser testados nos próximos dias para a COVID-19, assim como os funcionários dessas instituições, através de um rastreio sistemático que nunca antes ou noutro lugar foi feito. Esta é a única forma de garantir, tanto quanto é possível garantir, que preservamos uma fatia importante da nossa população e que é nosso dever proteger.
Não é aceitável que, por não terem meios, não terem forças ou estarem em fim de vida, cidadãos com igual direito constitucional sejam deixados à sua sorte. E não posso aceitar que, pelo menos, não se esgotem todos os recursos públicos existentes para os salvar.

No Porto, é o que estamos a fazer. Como tenho a certeza que muitos autarcas por esse país fora, não se cansam de procurar, também, ajudar as suas populações, tantas vezes envelhecidas. Tenho visto, vários bons exemplos, de responsabilidade e de competência de muitos dos meus colegas presidentes de Câmara.

Para que esta operação seja possível peço a colaboração de todos. Dos gestores destes espaços, da Segurança Social, dos familiares dos idosos – esta não é a altura de os visitarem – e de todos os que possam ajudar com o seu trabalho. Nessa medida, o Município do Porto está a recrutar soluções de pessoal auxiliar em regime de voluntariado ou mobilidade, que possam ajudar e melhorar a resposta no auxílio à população não infetada e que será deslocalizada para os dois centros que referi.

É também justo referir que esta ideia só foi equacionada a partir de 5 mil testes para COVID-19 disponibilizados ao Município do Porto por parte da Fundação Fosun, em Xangai, cidade geminada com a do Porto. Operação feita através da empresa portuguesa Gestifute, com quem a fundação tem estreitas relações.

Estamos também a acompanhar outra população frágil, que é a população sem-abrigo.

Aumentamos mais de 100% a capacidade do nosso centro de acolhimento no antigo Hospital Joaquim Urbano. Vamos aumentar a nossa resposta. Esperamos que os municípios da Área Metropolitana acompanhem este nosso esforço, que não iniciamos com crise, porque já o fazemos há muito, mas onde temos estado muito sozinhos na nossa área geográfica.

Esta operação, nunca feita, implica a coordenação e articulação com muitas entidades, com a coragem de muitos dos que estão disponíveis para arregaçar as mangas. Conta com os extraordinários profissionais de saúde do nosso país e está a contar também com o trabalho responsável da comunicação social nesta área. A privacidade desta operação e dos profissionais que a vão levar a cabo é fundamental para que corra bem e sem sobressaltos.

O Estado tem obrigações com todos. Com os novos, com os menos novos, com os doentes e com os saudáveis. Tem a obrigação de os proteger. A economia, as boas contas são importantes.

Sabem como as valorizei nos últimos seis anos. Mas as boas contas têm que também servir para nestes momentos não olharmos para elas e podermos resolver problemas concretos. A economia e como todos nos levantaremos a seguir à tempestade é um assunto que também já estamos a tratar. Mas esse outro assunto não pode, em nenhum momento, passar por cima de ninguém.

Quero a terminar dizer que ninguém está a salvo de um vírus. Que ninguém pode assegurar que esta operação não tenha baixas. O que posso assegurar é que o Porto não baixará os braços e não se renderá a nenhum interesse, nem de comunicação nem económico nem político.

A nossa prioridade é salvar vidas. Creio que esse será o desígnio do país neste momento.

 
#FICAEMCASA

Ficaemcasa

 
COMO SE ESPALHA O CORONAVÍRUS

Como se Espalha o Coronavírus 2020

Assista ao vídeo... AQUI!

 
CORONAVÍRUS, TUDO O QUE MUDOU À MEIA-NOITE

Coronavírus Tudo o que Mudou à Meia-Noite 2020

Leia todo o artigo... AQUI!

 
EATG STATEMENT ON THE EVOLVING COVID-19 PANDEMIC

EATG Statement on the Evolving COVID-19 Pandemic

Leia todo o artigo... AQUI!

 
OBRIGADA ANA SOUSA

É com enorme orgulho que felicitamos a criadora Ana Sousa pela sua iniciativa e altruísmo na produção e oferta de 400 uniformes aos/às profissionais de saúde do Hospital de Santa Maria Maior, de Barcelos.

Nestes uniformes podem ler-se duas frases: "Juntos somos mais fortes" e "Vestindo os profissionais de saúde que nos inspiram todos os dias", reforçando assim o apoio a estes/as "heróis/heroínas", que não estão sozinhos/as nesta luta e são reconhecidos/as e acarinhados/as por todos.

Um grande... bem haja, pela sua generosidade e espírito de missão!

Ana Sousa - 1Ana Sousa - 2

 
BOAS PRÁTICAS!

Boas Práticas COVID-19 2020

Assista ao vídeo... AQUI!

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 10 de 221