Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
IV JORNADAS REGIONAIS MONOTEMÁTICAS DE INFECCIOLOGIA

A equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em representação da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), esteve presente nas IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia, que decorreram de 14 a 16 de fevereiro, desta vez dedicadas ao tema das "Doenças Infeciosas na Adolescência”, presididas pelo Dr. José Poças, Diretor do Serviço de Infecciologia do CHS, organizadas pela ADmédic+ e LACPEDI.

A conferência “História da Sexualidade” marcou a abertura deste evento, tendo como orador convidado o Dr. Mário Carqueijeiro. No que concerne ao programa Científico, foram abordados alguns dos temas considerados mais relevantes dentro desta ampla e complexa problemática, tendo como preocupações fundamentais o encontro e a partilha de experiências de alguns dos principais especialistas da região, bem como a participação de elementos dos serviços do CHS que possuem fronteiras de âmbito clínico com a Infeciologia, concretamente, a Medicina Interna, a Pediatria, a Ginecologia-Obstetrícia, a Dermato-Venerologia, a Medicina Tropical, a Saúde Pública, a Endocrinologia, a Urologia e a Psiquiatria. Foi ainda realizado um curso de atualização pré-jornadas dedicado ao tema “Antibioterapia em ambulatório”.

Esta edição culminou com cerimónia de homenagem ao Dr. Lino Rosado, pela sua dedicação à hematologia não oncológica, que perante a emergência da pandemia da infeção por VIH que vitimou os doentes mais inocentes, recém-nascidos e crianças, não se intimidou perante o desconhecido, nem se coibiu de responder aos inerentes desafios. Graças à sua meritória ação, muito contribuiu para que a transmissão vertical desta infeção se tornasse perfeitamente vestigial no nosso país.

A FPCCSIDA congratula o Dr. José Poças e a Comissão Organizadora, pelo êxito destas Jornadas e aguardamos com expectativa as V Jornadas Regionais Temáticas de Infecciologia – Doenças Infecciosas no Idoso, que terão lugar em fevereiro de 2021.

IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 1IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 3IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infecciologia 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
TUI - CAOJ DE SETÚBAL

No dia 15 de fevereiro o grupo de voluntárias do Teatro Universitário de Intervenção (TUI) do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal apresentou a peça “Nem tudo o que parece é…” no auditório do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A peça permitiu explorar várias problemáticas, nomeadamente o início da vida sexual dos/as adolescentes, a pressão entre pares e a autoestima. O texto é original e foi inteiramente escrito pelas voluntárias e todas as interpretações partiram da realidade dos elementos do grupo.

O público foi convidado pelo Curinga (moderador) a refletir e a apresentar soluções para as problemáticas apresentadas. Assim, os/as alunos/as espetadores/as interagiram de acordo com os seus conhecimentos e valores, exprimindo sentimentos e partilhando experiências que os/as ajudaram a refletir e consolidar conhecimentos relativamente aos temas previamente abordados nas sessões do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP).

Deixamos um especial agradecimento a este Agrupamento de Escolas, na pessoa da Professora Celeste Aldeias, coordenadora do Projeto de Educação para Saúde – PES, que nos acolheu de forma bastante colaborante, proporcionando as melhores condições para o sucesso alcançado desta intervenção em prol dos/as alunos/as.

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 1TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 3TUI CAOJ de Setúbal 2019 - 4

 

 

 

 

 
DIA INTERNACIONAL DO PRESERVATIVO & DIA DOS NAMORADOS

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (FPCCSIDA), através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Setúbal, em colaboração com as suas Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI), assinalaram o Dia Internacional do Preservativo e o Dia dos Namorados no passado dia 14 de fevereiro, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), promovendo e dinamizando uma ação de Sensibilização “Estendal dos Afetos”.

Os/As estudantes do IPS, foram ainda desafiados/as a dar a sua opinião sobre as relações de namoro, a partir da dinâmica: “Namorar dá que falar…”, em articulação com a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, resultando num vídeo para futura divulgação na sua Newsletter e no canal YouTube.

Esta iniciativa, que decorreu na Escola Superior de Educação do IPS teve como objetivo sensibilizar os/as jovens para a vivência da sexualidade de forma informada, segura e gratificante, alertando para a necessidade do uso responsável do preservativo (externo e interno), para prevenção da infeção por VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis (IST) e da gravidez não planeada.

A sensibilização estendeu-se à Residência de Estudantes de Santiago, em Setúbal, graças à intervenção das voluntárias nesse meio académico.

Também na Escola Básica e Secundária D. Manuel Martins, em Setúbal, foram dinamizadas diversas atividades com alunos/as de 7º ano, com o objetivo de os/as sensibilizar para o conceito de sexualidade, autoestima e relações de namoro.

No âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) as sessões dinamizadas pelas Brigadas Escolares de Intervenção (BEI) desse dia foram alusivas à temática do namoro e do uso adequado do preservativo.

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 1Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 3Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 5Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 7Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo  Dia dos Namorados 2019 - 9

 
PREVENÇÃO DE INFEÇÕES E RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS

Na passada sexta-feira dia 15 de fevereiro, a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve representada através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa na sessão de formação “Prevenção de Infeções e Resistência aos Antibióticos”, que decorreu na Sala de Conferências Lídia Gama do CHULC – Hospital Dona Estefânia.

As três oradoras das áreas da saúde e ciências farmacêuticas focaram a importância de comportamentos que promovam a prevenção de infeções e a resistência aos antibióticos na ótica do cidadão comum.

Esta foi a quarta de seis sessões dedicada à literacia para boas práticas nos cuidados de saúde.

Estiveram presentes alunos/as universitários/as das áreas da saúde e ciências farmacêuticas, professores/as, sociedade civil, profissionais de saúde e representantes de instituições diversas.

Contou ainda com um workshop prático de higienização das mãos.

As próximas sessões estão agendadas para 15 de março, sob o tema prevenção de úlceras e 12 de abril, prevenção de quedas.

Prevenção de Infeções e Resistência aos Antibióticos 2019 - 1Prevenção de Infeções e Resistência aos Antibióticos 2019 - 2

 
O SEU IRS PODE AJUDAR QUEM MAIS PRECISA!

IRS FPCCSIDA

 
AMOR É... AMOR NÃO É...

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra realizou, nas turmas do 7º ano da E. B. do 2º e 3º Ciclos Eugénio de Castro a atividade Amor é... Amor não é....

A temática relacionada com o Dia dos Namorados teve como objetivo alertar, informar e refletir sobre a forma como nos relacionamos com o outro, escrevendo essas ideias em corações elaborados com a técnica de origami.

Por fim, foi feita a exposição no polivalente da escola, onde foram afixadas as mensagens de cerca de 150 estudantes.

Amor é Amor não é 2019 - 1Amor é Amor não é 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amor é Amor não é 2019 - 3Amor é Amor não é 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amor é Amor não é 2019 - 5

 
DIA INTERNACIONAL DO PRESERVATIVO - DELEGAÇÃO DA MADEIRA

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 1

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 2

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 3Dia Internacional do Preservativo 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Internacional do Preservativo in DN da Madeira

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 5

Leia toda a notícia... AQUI!

 

Dia Internacional do Preservativo in Funchal Notícias

Dia Internacional do Preservativo 2019 - 5

Leia toda a notícia... AQUI!

 
APRESENTAÇÃO DOS 3 CONSELHOS CONSULTIVOS

Apresentação dos 3 Conselhos Consultivos 2019

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 8 de 189