Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada
Corpo da página (ALT + 2)
20TH INTERNATIONAL WORKSHOP

É com imenso orgulho que a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) se encontra presente, através da sua Presidente do Conselho de Administração e da Direção Executiva, Dr.ª Filomena Frazão de Aguiar, no "20th International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV, Hepatitis & Other Antiviral Drugs", que se encontra a decorrer em Noordwijk, na Holanda, de 14 a 16 de maio, com um poster "Management of antiretrovirals in Seniores - The importance of assisted treatment for adherence to treatment".

International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 1International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 3International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 5International Workshop on Clinical Pharmacology of HIV Hepatitis and other antiviral drugs 2019 - 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 
GALA DOS 50 ANOS DA APPACDM DE COIMBRA

No presente ano, foi continuada a parceria entre a Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, onde foi realizada a formação nos vários cursos desta instituição.

É com agrado que a Delegação de Coimbra recebeu o convite para estar presente na Gala dos 50 Anos da APPACDM de Coimbra, a realizar no dia 16 de maio.

Gala dos 50 Anos da APPACDM da Casa Branca 2019

 
A IMPORTÂNCIA DOS AFETOS NA 3ª IDADE

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através da parceria com a Casa do Povo de São Martinho realizou no dia 9 de maio uma ação de sensibilização.

Esta iniciativa, com a oradora Dr.ª Rubina Leal, permitiu conversar informalmente com cerca de 30 pessoas com mais de 50 anos de idade sobre "A importância dos afetos na 3ª idade". Esta sessão foi fundamental no sentido que é necessário que os menos jovens percebam, aceitem e aprendam a (con)viver com a manifestação das suas emoções, dos seus limites físicos e reciclando os seus hábitos para poderem criar novos projetos e prespetivas de vida, já que é basicamente a afetividade que os/as torna vivos/as e passíveis de enfrentar novos desafios. Os relacionamentos sociais são de extrema importância para o bem estar físico e mental na velhice, pelo que as palavras afeto e lazer proporcionam nesta fase do ciclo desenvolvimental uma melhor qualidade de vida.

A importância dos Afetos na 3ª Idade 2019 - 1

A importância dos Afetos na 3ª Idade 2019 - 2A importância dos Afetos na 3ª Idade 2019 - 3

 
PROJETO "COMPORTAMENTO SEGURO E INFORMADO"

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através da parceria com a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira realizou nos dias 24 de abril e 2 e 7 de maio ações de sensibilização aos/às alunos/as do último ano do ensino profissional.

Esta iniciativa inserida no Projeto "Comportamento Seguro e Informado" permitiu, de uma forma geral, proporcionar, através (in)formação a melhoria e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com vista à promoção de estilos de vida saudáveis e adoção de comportamentos seguros e responsáveis.

Mais especificamente tínhamos como objetivos: incutir a importância do desenvolvimento de competências nos/as jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; contribuir para a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os/as jovens na vivência da sexualidade; aumentar o nível de conhecimentos relativamente a situações de risco relacionadas com a dependência de substâncias psicoativas bem como sobre as infeções sexualmente transmissíveis; e, explorar estratégias de redução das consequências negativas dos comportamentos de risco.

Foram momentos formativos onde cerca de 110 alunos/as envolveram-se em diversas dinâmicas que os/as ajudaram a consolidar novos conhecimentos e/ou a reciclar/renovar aquilo que já tinham adquirido. Ainda, e visto que a adolescência é um momento de vida importante para a formação da personalidade adulta e uma parte dela é pela vivência da sexualidade, foi possível conversar com os/as jovens respondendo às suas perguntas, inquietações e/ou inseguranças sobre as temáticas.

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 1Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 3

Projeto Comportamento Seguro e Informado 2019 - 4

 
JORNADA DE TRABALHO

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) esteve representada através do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, no passado dia 12 de abril na Jornada de Trabalho "Boas Práticas para a Integração da Igualdade de Género nas Organizações da Economia Social e Solidária", promovida pela Questão de Igualdade, em parceria com a Rede DLBC Lisboa, no âmbito do projeto "EQUO – Igualdade de Género nas Organizações da Economia Social e Solidária – do Referencial à Prática", financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito do Apoio Técnico e Financeiro às ONG de Mulheres.

Participaram cerca de 50 representantes de organizações que desenvolvem a sua atividade na região de Lisboa.

Esta jornada surge no seguimento de uma Formação em Igualdade de Género, promovida pela Questão de Igualdade, e destinada a profissionais e voluntários/as das Organizações da Economia Social e Solidária que intervêm na área social. Nesta iniciativa estiveram presentes 3 dos nossos voluntários/as das Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI), promovendo desta forma a participação ativa dos/das jovens universitários/as.

Foi uma tarde rica em partilha de conhecimento, que contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, que deixou uma mensagem de incentivo e reforço da importância de se dar continuidade a este trabalho junto destas organizações.

Jornada de Trabalho 2019 - 1

Jornada de Trabalho 2019 - 2Jornada de Trabalho 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornada de Trabalho 2019 - 4Jornada de Trabalho 2019 - 5

 

 
CAFÉ PARA PAIS "INCLUSÃO NA DIVERSIDADE"

Café para Pais Inclusão na Diversidade 2019 - Cartaz

 
PROGRAMA REGIONAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), a convite da Secretaria Regional da Saúde, fez-se representar no dia 30 de abril na apresentação pública do Programa Regional de Prevenção de Quedas em Idosos, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, no Funchal.

O Programa Regional de Prevenção das Quedas em Idosos envolve todos os centros de saúde do arquipélago e consiste essencialmente em visitas domiciliárias e diversas recomendações à população idosa, face a fatores de risco como perturbações musculares, perturbações do equilíbrio, poli medicação e ausência de espaços físicos com condições de segurança. Esta iniciativa vai ao encontro das medidas indicadas na Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Como objetivos estratégicos o programa supramencionado pretende: 1) definir orientações, que consistam num referencial para os/as profissionais de saúde, na identificação de fatores de risco de queda, na planificação de atividades preventivas, na monitorização e nos cuidados no âmbito da queda; 2) definir medidas para capacitar os cidadãos, cuidadores e comunidade para a implementação de medidas de autoproteção e de comportamentos preventivos.

Importa conotar que as quedas têm consequências muito graves, provocando lesões que limitam a capacidade dos idosos se movimentarem e de realizarem as atividades de vida diária, diminuindo a qualidade de vida. Neste sentido, prevenir as quedas na comunidade, é um compromisso de todos/as pelo que é fundamental capacitar a pessoa idosa e alertar as famílias e os/as cuidadores/as para as formas de prevenção.

Programa Regional de Prevenção de Quedas em Idosos 2019 - 1

Programa Regional de Prevenção de Quedas em Idosos 2019 - 2Programa Regional de Prevenção de Quedas em Idosos 2019 - 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa Regional de Prevenção de Quedas em Idosos 2019 - 4Programa Regional de Prevenção de Quedas em Idosos 2019 - 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
FÓRUM "NÓS PARA A IGUALDADE, NÓS PELA IGUALDADE" - PROGRAMA

Nós para a Igualdade Nós pela Igualdade - Programa

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 189